Para reforçar os direitos as políticas públicas de saúde da população LGBT+ o Governo de Mato Grosso do Sul, instituiu o Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (Comitê Técnico LGBT).
Com objetivo de trabalhar os assuntos de forma mais transversal e articulada envolvendo às aões e demais políticas da Secretaria de Estado de Saúde, os órgãos de controle social, sociedade civil organizada, forúns e redes LGBT e as demais instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), no que tange acesso e qualidade da atenção à saúde da população LGBT, bem como o combate à homofobia, lesbofobio, bifobia e transfobia.
Segundo o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos, o comitê marca um grande avanço no Mato Grosso do Sul, dando voz a varios setores da sociedade. "Proporciona um diálogo a fim de promover ações mais resolutivas às demandas dessas pessoas. No final do ano passado realizamos uma primeira reunião envolvendo representantes da área da saúde a nivel de município e estado, que culminou na publicação desse comitê.