Já se sentiu cansado e com a mente fervendo, talvez seja o momento em que vivemos, neste meio tempo alguém deve ter falado para você o seguinte; Você precisa tomar um floral, que seu estresse vai embora!
E neste contexto, a Terapia Floral têm ganhado o mundo a fora, “O tratamento com florais traz para você aquela paz de espírito, aquela felicidade aquele entusiasmo para encarar mais um dia e isso que o floral faz” explica a farmacêutica Daniely Proença, que atua a mais de 20 anos aplicando tratamento de florais em seus pacientes.
A terapia floral é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão.
A farmacêutica e terapeuta floral, explica ainda que na consulta o paciente passa por uma anamnesia para saber o que está ocorrendo com os sentidos e sentimentos. Desta forma irá verificar qual tratamento se aplica para a situação.
A dúvida que sempre fica é, vou tomar remédio ou essência?
Quando utilizamos folhas, raizes ou flores na forma de chã, extraímos o princípio ativo. O floral é a mesma coisa, é extraído de alguns tipos de flores, essências medicamentosas que tratam o que a pessoa está sentindo. Os florais devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.
Em uma fórmula eu posso tratar quantos sintomas?
O bom que você pode fazer um conjunto de coisas e dentro de um vidro de 30 ml, você pode colocar 12 essências de flores. Uma vai tratar a sua irritabilidade, outro seu descontrole, depressão a sua pressão alta. Ele age em certas situações no foco do coração, então com isso diminui o fluxo sanguíneo e controla um pouco mais o que chamamos de “impatiens” ou “paciência” ele traz essa tranquilidade para o coração, controlando assim a pressão arterial.
Ele possui contraindicação?
Ele é um medicamento que não possui contraindicação, não tem interação medicamentosa com nenhum medicamento e tratamento, porque a direção dessas essências florais é feito com um brandy que é um conhaque diluído em água.
Como é a prescrição para tomarmos essa essência?
Então funciona assim, tomamos quatro gotinhas, quatro vezes ao dia. E qual é o principal, a hora que você acorda e quando você vai dormir, porque? Quando você acorda ele irá te preparar para o dia inteiro, quando você dorme é quando você relaxa e ai ele consegue fazer o trabalho dele todinho quando você está dormindo, e as outras duas doses durante o dia é para você ter um controle. E se você não consegue levar o vidrinho durante o dia, fácil de resolver, você pega uma garrafinha de 500 ml e coloca as 12 gotinhas que seria para o dia inteiro.
Se você tem mais alguma dúvida sobre a terapia floral, a farmacêutica atende na Clinica MedSênior, basta ligar e agendar e fazer sua avaliação 67.99636-5564. Enquanto isso fica uma dica de essência
Conheça um pouco da origem dos florais.
Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.
Como funcionam os florais de Bach
Segundo o criador dos florais de Bach, Dr. Edward Bach, o estado de espírito e as emoções têm um papel fundamental no aparecimento e na cura de diferentes problemas de saúde. Ou seja, quando alguém está sentindo emoções negativas, como medo, raiva ou insegurança, por exemplo, é fácil que o equilíbrio entre sua mente e corpo se perca, podendo levar ao surgimento de doenças.
Assim, o objetivo dos florais de Bach passa por restaurar esse equilíbrio, ajudando a pessoa a aceitar e trabalhar suas emoções. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse deve melhorar sua capacidade para relaxar, de forma a que o corpo e a mente consigam estar novamente em sintonia, evitando ou combatendo diferentes tipos de problemas de saúde.
Como escolher os florais certos
Os 38 florais de Bach foram divididos em 7 tipos diferentes de categorias:
Medo;
Insegurança;
Perda de interesse;
Solidão;
Sensibilidade aumentada;
Desesperança e desespero;
Preocupação.
Mesmo dentro da mesma categoria, cada florar tem sua indicação específica e, por isso, para escolher o melhor florar é sempre recomendado consultar um terapeuta floral, que irá avaliar a pessoa e tentar identificar através de seu comportamento e sintomas qual a emoção que pode estar em desequilíbrio.
Uma vez que um problema pode ter várias alterações emocionais na sua base, poderão ser utilizados mais que um ou dois floral no tratamento.