Todos os dias a ciência avança na luta contra o novo Coronavirus e assim também acontece com os procedimentos necessários ao diagnóstico, o que acaba gerando uma diversidade de informações para a população. Para cada estágio da infecção, um procedimento diferente. Confira os diferentes tipos de testes e exames para a detecção do Covid-19 disponíveis no mercado.
RT-PCR
O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. É o exame considerado “padrão-ouro” para diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da COVID-19. Esse exame é indicado depois do aparecimento dos sintomas e o resultado sai, geralmente, entre 24 e 72 horas. Esse tempo pode ser alterado, conforme demanda do laboratório que faz a análise do material. Após o 10º dia de sintomas, o RT-PCR já não é mais recomendado pelos médicos.
EXAME DE SOROLOGIA DA COVID-19
A sorologia é o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas. Importante: um resultado negativo NÃO exclui a possibilidade da presença da doença e nesse caso o médico que assiste ao paciente pode solicitar exames complementares.
PARA QUE SERVE O EXAME PCR
O PCR serve para detectar a presença do vírus no organismo do paciente. Analisando o material coletado do nariz e da garganta do paciente, o exame consegue identificar a presença do RNA do vírus.
COMO FUNCIONA O EXAME DE SOROLOGIA DO CORONAVÍRUS
O exame de Sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente, similar a outros exames laboratoriais de sangue. , O material coletado é inserido em um tubo esterilizado antes de ser levado para análise. Na análise é feita uma reação imunológica por metodologias de processamento das amostras conhecidas como ELISA ou Quimioluminescência, que detecta e quantifica os anticorpos produzidos pelo organismo.
TESTE RÁPIDO
Por último, o teste rápido utiliza pequenas gotas de sangue do dedo do paciente em uma lâmina de nitrocelulose - uma espécie de papel, onde ocorre a reação química do exame que identifica a resposta imunológica da pessoa em relação ao vírus. O resultado sai entre 10 e 30 minutos.