ESTALAR OS DEDOS FAZ MAL
Convenhamos: estalar os dedos, e outras articulações, é gostoso. Mas também é meio assustador, porque faz um barulho completamente diferente dos ruídos normais do corpo. Por isso, o hábito de estalar as articulações é cercado por uma série de temores: dizem que desgasta as articulações, engrossa as juntas e pode até provocar artrite.
O hábito já foi objeto de vários estudos, com milhares de voluntários, ao longo de décadas. Todos chegaram à mesma conclusão: se feito com delicadeza, sem forçar, não causa nenhum mal.
O estalo é gerado pelo líquido sinovial, um fluido lubrificante que preenche os espaços entre as articulações. Com o movimento normal dos dedos, esse líquido vai ficando cheio de pequenas bolhas. Quando você puxa os dedos, as articulações se afastam e as bolhinhas estouram, provocando o som do estalo.
AÇÚCAR MASCAVO É MAIS SAUDÁVEL
Açúcar não é veneno, mas também não faz bem. Se consumido em excesso, ele engorda, vicia e pode causar diabetes. Mas isso independe do tipo – tanto faz se é o branco ou o mascavo. A única diferença é que o mascavo contém 5% a 10% de melado, um caldo marrom e viscoso da cana-de-açúcar.
AÇÚCAR DEIXA AS CRIANÇAS HIPERATIVAS
Não deixa, não. O açúcar é convertido em moléculas de glicose e frutose, que são usadas como combustível pelo organismo – e não têm efeito estimulante, como o álcool ou a cafeína. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta uma pequena parcela das crianças, é uma desordem de base genética, não alimentar.
VACINAS CAUSAM AUTISMO
Em 1998, o médico inglês Andrew Wakefield publicou um artigo, no jornal científico The Lancet, apontando uma suposta relação entre a vacina tríplice (contra sarampo, caxumba e rubéola) e autismo em crianças. O trabalho chamou muita atenção, e com ela veio a descoberta: Wakefield tinha manipulado os dados.
“A metodologia era equivocada e fraudulenta”, diz Marco Aurélio Safadi, professor de pediatria da Faculdade da Santa Casa de São Paulo. Não há nenhuma relação entre vacinas e autismo. O inglês teve a licença médica cassada e o artigo foi desmentido, mas o estrago já estava feito. Até hoje, muita gente acredita que vacinar as crianças pode deixá-las autistas.
Por conta disso, doenças que estavam praticamente extintas estão voltando: sete países da Europa voltaram a ter ondas de sarampo, e neste ano o Estado americano de Minneapolis teve o maior surto de rubéola em 30 anos, com 8 mil pessoas expostas ao vírus. “As novas gerações não sentem a importância da vacina porque nunca conviveram com amigos com sequelas de rubéola, de paralisia infantil. Nunca viram vizinhos serem internados por causa de sarampo”, diz Safadi.
TOMAR BANHO DEPOIS DE COMER É PERIGOSO
Depois que você come, o seu corpo envia mais sangue (logo, mais energia) para o sistema digestivo. Mas se você fizer algum exercício físico os seus músculos também vão pedir energia. “Isso pode atrapalhar a concentração de sangue no sistema digestivo e provocar congestão”, explica Ricardo Nahas, coordenador científico da Associação Paulista de Medicina. Ou seja: o problema é nadar depois de comer, porque isso requer esforço físico. Banho de chuveiro não tem problema.
SUCO DETOX PURIFICA O ORGANISMO
Não existe alimento detox. O corpo se desintoxica sozinho: é só parar de enfiar o pé na jaca e consumir coisas que fazem mal, como açúcares, gorduras, álcool ou nicotina.
Os sucos detox, que geralmente são feitos de couve misturada com frutas, podem até ser gostosos. Mas não têm o poder de eliminar nenhuma toxina (e seus ingredientes seriam mais bem absorvidos pelo organismo se fossem consumidos em suas formas naturais, não como suco).
Quem elimina toxinas são o fígado e os rins. Para ajudá-los, tudo o que você pode fazer é maneirar, com alimentação leve e bastante água.
DESODORANTE CAUSA CÂNCER DE MAMA
A maior parte dos casos de câncer de mama surge na parte superior do seio, perto da axila – onde os desodorantes são aplicados. Além disso, os desodorantes antitranspirantes contêm sais de alumínio
(eles tampam temporariamente os poros da axila, reduzindo a transpiração), e um estudo realizado na Suíça em 2016 encontrou uma relação entre essas substâncias e câncer de mama em ratos. Melhor jogar os antitranspirantes no lixo?
Calma. Não existe nenhum estudo que comprove relação entre sais de alumínio e câncer de mama em humanos. Isso já foi testado em alguns trabalhos científicos. Nenhum apontou risco nos antitranspirantes.
USAR ÓCULOS AUMENTA O GRAU DE MIOPIA
Você já deve ter ouvido a história de que, quando a pessoa começa a usar óculos (ou troca as lentes por outras mais fortes), o grau de desvio da visão aumenta com o tempo. Não é verdade.
As lentes dos óculos, e as lentes de contato, não aumentam a miopia nem a hipermetropia, nem o astigmatismo, simplesmente porque não têm o poder de deformar a estrutura física do olho e causar o erro refrativo, a causa desses problemas de visão.
As lentes simplesmente alteram o ângulo de incidência da luz sobre os olhos, ajudando a pessoa a enxergar.