Menu
Buscadomingo, 10 de dezembro de 2023
(67) 99126-3659
Campo Grande
30º
novembro_vermelho
RECUPERAÇÃO

Os benefícios da fisioterapia na recuperação pós Covid-19

Marcelo Villalba, de Campo Grande 3/02/2021 - 14h00
Compartilhe:

Falta de ar, cansaço, fadiga e câimbras são algumas das sequelas deixadas após a recuperação do COVID-19. Situações estas que são percebidas muitas vezes por pessoas em atividades ativas ou com sintomas muito agudos, que facilmente passam despercebido.

Mas o processo de recuperação, mesmo para aqueles considerados “assintomáticos”, que não apresentavam sintomas graves devem redobrar os cuidados pós-covid. Um importante aliado neste processo, a fisioterapia promove a recuperação desde a fase aguda, com comprometimento dos pulmões até na reabilitação motora do paciente.

Atuando na linha de frente desde o início da pandemia, o fisioterapeuta Andrey de Marchi, explica alguns cuidados que você deve ter neste período pós recuperação do covid.

Qual é a orientação para quem pegou covid-19 e está “curado”?

Inicialmente a grande maioria dos pacientes acometidos pelo coronavirus estão sendo internados, hoje não se vê mais pacientes em reclusão domiciliar a orientação que fazemos a estes pacientes logo após a passagem desse período, ou o período de reclusão em casa ou pós alta hospitalar, é que procure um serviço de fisioterapia. Vemos ultimamente que o vírus tem causado muitas complicações, como perca de força motora algumas dificuldades de equilíbrio uma ênfase maior na, dificuldade respiratória. É com isso recomendamos que seja procurado um fisioterapeuta para que faça uma avaliação com base nisso, será verificado o que é ideal para este paciente, mesmo que não haja início do tratamento, mas que verifique como este paciente está pós o vírus.

Não tive sintomas, será que devo me preocupar com as sequelas do covid-19?

O ideal é que procure pelo menos para uma avaliação, por mais que não tenha tido sintomas, é possível a grande maioria ter lesões. Alguns pacientes são assintomáticos, mas quando verificamos os exames tomografias ou exames de sangue, nós detectamos alguns sinais de lesão que este vírus deixou. Vale reforçar, que a perca de força e em alguns casos muitos pacientes tem muita câimbra, e que muitas vezes são sinais de que o vírus esteve ali, sintomas deixado por ele, então o ideal é procurar um fisioterapeuta e fazer sua avaliação.

Qual tratamento para pessoas com casos leve e casos agudos?

Existem tipos específicos de tratamento, condutas e tratamentos para cada tipo de pessoa, por isso é necessário se fazer uma avaliação. Então existem pacientes, que será trabalhado só no enfoque da reabilitação cardiorrespiratória, pulmonar mesmo, porque houve uma complicação pulmonar, cansaço e fadiga, para que haja uma melhora na condição respiratória dele. Aqueles pacientes que tiveram longos dias internados em intubação esses pacientes precisam de um outro olhar, além do ganho de força, o foco pulmonar. Aí temos dois fatores, ganhar forças e ganhar condicionamento cardiorrespiratório.

Qual é a média de tempo do tratamento de reabilitação?

É uma média individual, e que varia de pessoa, da condição e da resposta pelo tratamento, mas em uma hipotética situação, uns seis meses mais ou menos. A doença e nova e existem estudos, e muitas situações novas que estão aparecendo, sequelas que não podemos prever.

Alguns pacientes já tiveram alta, com lesões pequenas e que o tempo de reabilitação foi menor, que não foram tão acometidas. E outros que tiveram um comprometimento maior e continuam em tratamento, e já temos uma resposta muito boa desses pacientes.

Porque é necessário este acompanhamento?

Todos os dias há uma avaliação e ele é monitorado todos os dias neste processo de reabilitação, e se houver alguma alteração, como já tive casos de pacientes que indicaram pressão alta durante os exercícios, ele deve ser encaminhado para um cardiologista e iniciar o tratamento. Então o cuidado com esses pacientes tem que ser maior. A fisioterapia contribui para uma melhora deste paciente, podendo chegar ao nível de saúde antes da Covid-19.

Serviço - Se você possui alguns sintomas, ou teve covid-19, você também deve procurar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado. Na Clínica MedSênior você consegue realizar atendimento com o fisioterapeuta Andrey de Marchi, basta solicitar sua avaliação pelo Whatapp (Clique Aqui)

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também