Um estudo publicado na revista The Lancet Global Health juntamente com pesquisadores da Universidade de Cambridge e Edinburgh, no Reino Unido, chegou à conclusão que 4 milhões de vidas são salvas por ano devido à prática de exercícios.
Primeiro os cientistas levantaram os dados de prevalência de atividade física entre 2001 e 2016 e riscos relativos de mortalidade por todas as causas em 168 países. Eles combinaram esses dados em um modelo de simulações chamado Monte-Carlo para estimar valores médios de fração de mortes evitadas em cada país.
Assim, eles perceberam que as frações evitadas altas indicaram um aumento na proporção de mortes evitadas devido à atividade física, então, usando dados de mortalidade para todas as pessoas em um país com idade entre 40 e 74 anos, estimaram o número de mortes prematuras evitadas para todos os adultos e por sexo.
Mais uma vez, a prática de exercícios físicos se mostram fundamentais para a manutenção da saúde humana, trazendo um alerta contra o sedentarismo, ainda pandêmico em nossa sociedade.
Com informações site Viva Bem - UOL