O Saúde MS trará nesta primeira quinzena de março, o especial Superação em Foco, por mais notícias boas que nos inspiram, tão necessárias nos dias de hoje. É com muita alegria que podemos dedicar um tempo em nossa redação, para nos energizarmos de positividade, lições de vida incríveis que precisam ser compartilhadas.
"Venceu filho! Acabou!" Que essa frase seja o marco na vida de todas as famílias que lutam contra o câncer. A superação de uma vida, como no caso de nossa primeira história, a do menino Pedro, inicia este quadro com muita energia positiva e de gratidão por todos os envolvidos nesta batalha. Confiram:

As revistas em quadrinho jamais poderiam criar uma história tão bonita quanto a do super-Pedrinho. Aos 6 anos, ele venceu um câncer no cérebro e, na terça-feira (23), passou pela última sessão de quimioterapia, no Hospital da Cassems, em Campo Grande.
“Pedro sempre foi uma criança extremamente saudável, brincalhona, tranquila. Nunca teve uma infecção de ouvido, uma dor de garganta. Mas uma semana antes do carnaval do ano passado, reduziu muito a quantidade do que comia. Por isso marquei um pediatra, uma consulta de rotina. O médico que atendia o Pedro desde bebê marcou uma tomografia, em que já apareceu alguma coisa”, relembra a mãe Flavia Alves Bucallon.
O câncer de Pedrinho foi descoberto no dia 27 de fevereiro de 2020. Em um ano, ele passou por pelo menos duas cirurgias.
“Pedro estava com um tumor na cabeça, localizado no cerebelo, e precisou ser feita uma cirurgia com urgência, naquele dia mesmo. Ele estava com uma hidrocefalia, precisava primeiro colocar um dreno para retirada de líquido e depois retirar o tumor, uma atrás da outra”, conta a mãe.

As cirurgias exigiram dedicação para recuperação. Pedrinho reaprendeu a andar, falar, até as brincadeiras ele precisou redescobrir. Nada que tenha desanimado ou feito perder a esperança e o sorriso.
“Pedro é uma criança extremamente forte, eu digo não só de força física, mas também emocional. Uma criança de uma fé muito grande e o Pedro nos ensina muito, em momento algum ele baixou a cabeça. Você pergunta pra ele: Pedro, como você tá hoje? e ele diz que está cada vez mais forte”, conta a médica Rafaela Moraes Siufi Silva.
A oncologista, diretora técnica da clínica Oncovitta, foi uma das responsáveis pelo tratamento de Pedrinho. Ela explica que ele passou radioterapia, quimioterapia, mas sempre tratou tudo como muita resiliência.
“Pedro nos trás grandes ensinamentos e poder compartilhar isso com ele, com a sua família, eu não tenho dúvidas que é de extrema gratidão para mim como médica e para toda equipe que o acompanhou nessa jornada”, considera a médica.
Como não poderia ser diferente, a última sessão de quimioterapia do super-Pedrinho teve festa, com direito a muitos balões e “sino da cura”, que também pode ser chamado de “barulho da vitória”.
“Era um dia muito esperado por nós, porque a gente sabia que era o começo de uma nova vida para ele, o começo de uma recuperação, de uma saúde mais estabelecida, mais forte, porque a quimioterapia é um tratamento muito dolorido, muito difícil, que esse guerreiro tirou de letra, sempre com um sorriso no rosto”, diz a mãe.
Com o carro todo decorado, a família ainda fez um desfile pela cidade, para que todos soubessem que Pedrinho está curado. Ele ainda passará por acompanhamento por cinco anos, mas o sentimento da família já de gratidão.“A gente tem uma fé que Deus fez o impossível para ele e vai continuar fazendo”, finaliza.