O vulcão Etna, na cidade de Catânia, Itália, entrou em erupção nesta terça-feira (16). Foram registradas fortes explosões e a propagação de nuvens de cinzas, provocadas pela lava, que se dissipam para o sul do país.
A atividade vulcânica começou a ser registrada nesta tarde, por volta das 16h do horário local. Ainda não se têm informações sobre prejuízos para os habitantes da região.
A erupção acarretou na suspensão dos voos do aeroporto internacional de Catânia. O volume de fumaça provocada pelo vulcão apresenta mais de um quilômetro de altura, que, somado à escuridão das cinzas, dificultam o tráfego e a segurança das aeronaves.
Leia Também: Grécia: Maior nevasca em 12 anos deixa mortos, provoca cortes de energia e prejudica transporte
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia – Observatório Etna (INGV-OE) da cidade comunicou que um transbordamento de lava causou uma espécie de colapso na lateral do vulcão e causou um fluxo piroclástico (corpos fluidos, velozes, compostos de gás quente e pedras que podem viajar com velocidade de até 160 km por hora), que se manifestou na parte da parede oeste da região do Vale de Bove.
O instituto também revelou que a amplitude média de tremores nas últimas horas permaneceu alta. Um pouco antes da explosão de lava, ocorreu uma elevação no índice da amplitude média do tremor, causando abalos sísmicos.