Menu
Buscasábado, 02 de dezembro de 2023
(67) 99126-3659
Campo Grande
31º
Posturologia e Auriculoterapia

Fisioterapeuta explica tratamentos que eliminam dores crônicas e emocionais

Luana Rodrigues, de Campo Grande25/01/2021 - 08h00
Compartilhe:

Passar muito tempo em pé ou em frente ao computador, carregar muito peso ou mesmo desempenhar um grande esforço físico, tudo isso pode causar um desequilíbrio no corpo e levar a dores, cansaço, problemas digestivos e até falta de concentração. Para tratar esses incômodos, que afetam de crianças a idosos, existe a Posturologia e a Auriculoterapia Neurofisiológica. 

A fisioterapeuta Adriane OBarbosa, responsável pela clínica Podomed Saúde, explica que para um melhor equilíbrio estático e dinâmico, temos captores que são vias de entradas que equilibram nosso Sistema Tônico Postural, eles estando desintegrados, ou seja, em disfunção nosso corpo h pode apresentar algum problema postural, fazendo com que as pessoas desenvolvam uma postura errada e trazendo dores e desconforto.  

“Caso esses pequenos desequilíbrios não sejam tratados, é possível que se tornem algo crônico. Para isso existe a posturologia, que estuda a integração desses captores entre os sistema-musculoesquelético, visual, vestibular, visceral, dento-oclusal e tegumentar, toda essa comunicação tem objetivo de manter o equilíbrio durante os movimentos dinâmicos e estáticos.  

De acordo com a fisioterapeuta, os captores podem ser podais (pés) oculares (olhos) ou vestibulares (labirinto), dentro-oclusal (dentes) e é através deles que os fisioterapeutas posturólogos descobrem qual é o problema e como corrigir esses distúrbios. 

Tentar identificar pequenas coisas, como a alça da bolsa ou sutiã escorregar sempre do mesmo lado, um ombro mais alto ou uma perna mais curta pode ajudar a perceber esses defeitos e a encontrar alguma maneira de solucionar. “Muitas vezes uma pequena diferença no comprimento das pernas pode gerar muitas dores e até causar lesões 

Não é porque o paciente tem um calcâneo valgo/ varo um pé cavo ou plano necessariamente terá um desiquilíbrio no sistema tônico postural, isso pode ser um fator desses captores que não estão integrados. 

. Ex: uma dor lombar pode está sendo influenciada pelo desiquilíbrio do captor podal (pé) gerando uma sobrecarga na lombar. 

Já o captor ocular (olhos), pode estar associada as suas dores no pescoço causando uma cervicalgia, esses músculos oculares podem estar em desequíbrio que de certa maneira pode estar influenciando e na cervical alterando o Sistema postural.  Pensando neste mesmo exemplo o captor dento –oclusal (dentes) tb em alteração pode estar influenciando uma hiperativação nesses músculos, e assim vamos tendo outras alterações. explica Adriane. 

Se feito corretamente, o tratamento dura cerca de um ano e existe também a possibilidade de reprogramar a postura durante o processo. Além dos exercícios para fortalecimento, há também a opção do uso de palmilhas proprioceptivas e ortopédicas para estimular o corpo a adotar uma postura adequada.  


Pontos nas orelhas – Outro tratamento indicado pela fisioterapeuta para tratar doenças físicas e emocionais é a Auriculoterapia neurofisiológica, que nada mais é do que a utilização de pontos nas orelhas para tratar  diversos  sintomas.  

“São pontos estimulados no pavilhão auricular (orelha), por meios de laser, semente e agulhas sistêmica, tratando cada desequilíbrio existente. Ajudando regular nossas funções fisiológicas”, pondera a especialista. 

Por meio de estímulos, o tratamento produz uma série de reações locais e sistêmicas, resultando no alívio de sintomas de forma progressiva ou imediata. Atuando no sistema nervoso central, os estímulos liberam substâncias como serotonina, dopamina e endorfina, o que causa bem-estar e relaxamento mental e físico. 

A fisioterapeuta também destaca que os efeitos emocionais do paciente também são fundamentais nesse momento de pandemia. “Em um momento que estamos tão restritos, que não podemos ver nossos amigos, família ou até mesmo trabalhar, é inevitável que isso gere uma ansiedade, irritabilidade, distúrbio do sono e estresse, liberando substancias toxicas para o organismo.  

O tratamento auricular é extremamente positivo neste momento, trazendo relaxamento e bem-estar diminuindo esses sintomas devolvendo uma melhor qualidade de vida, conclui. 

A clínica Podomed Saúde oferece tanto de posturologia, quanto a auriculoterapia, além de palmilhas personalizadas e outros tratamentos. O endereço é Travessa Antonio Lopes Lins, 84, Jardim dos Estados, Campo Grande. Outras informações, pelo Instagram @podomedsaúde.
 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário