Será que comer banana ajuda a evitar cãimbras e afinal, qual a verdadeira causa do soluço? Sem dúvida, o corpo humano é cheio de mistérios. Mas acredite, há explicações para qualquer ação e reação que produzimos, desde os sons desagradáveis que emitimos durante o sono a coceira causada pela picada de um pernilongo.
O que causa o soluço?
O soluço é um problema ligado ao sistema nervoso e pode ser gerado por vários motivos bem diferentes, como ingestão de bebidas com gás, mudanças súbitas de temperatura, derrame, depressão e até pneumonia. O tipo mais comum de soluço, que passa depois de alguns minutos, é causado por uma irritação no nervo frênico, responsável pelo movimento do diafragma – músculo que controla nossa respiração. Assim, quando o estômago fica cheio, esse nervo é pressionado e a reação do diafragma é se contrair. Dessa forma, a laringe – que fica na garganta - bloqueia o ar que vai da boca para os pulmões e faz com que as cordas vocais vibrem.
Isso também explica porque costumamos beber água ou prender a respiração quando estamos com soluço. São formas de fazer o diafragma voltar ao seu ritmo normal.
Comer banana ajuda a evitar cãibras?
A cãibra é uma contração involuntária e dolorosa dos músculos que pode durar segundos ou, em casos mais raros, alguns minutos. Muitas pessoas acreditam que a melhor maneira para evitá-las é ter uma dieta rica em bananas e potássio, mas isso não pode ser seguido à risca.
De fato, a falta de potássio pode até causar cãibras, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia dos músculos. Por isso, ter uma alimentação balanceada em cálcio e magnésio é mais relevante para prevenir esses espasmos.
Por que sentimos mais fome no frio?
É só o inverno chegar que passamos a sentir mais fome que o normal. Isso acontece porque durante as estações mais frias do ano, o corpo precisa trabalhar mais para produzir calor e manter a temperatura interna na casa dos 37°. Esse gasto de energia causa sensação de fome, já que precisamos ingerir mais calorias para compensar o trabalho extra. O problema, porém, é que a maioria das pessoas opta por alimentos ricos em açúcar e gordura e se depara com quilos a mais quando o frio acaba.
O que são as estrias?
As estrias surgem quando há uma oscilação brusca de peso ou altura. Essas marquinhas são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na camada mais profunda da pele, a derme. Elas costumam aparecer quando há mudanças físicas, como a puberdade, gravidez ou obesidade. Para evitar a ruptura, a dermatologista Rita de Cássia indica manter a pele sempre hidratada e uma alimentação balanceada.
Por que sentimos o olho pulsar às vezes?
Sentimos o olho pulsar às vezes por uma contração involuntária no músculo da pálpebra, chamada de Blefaroespamo, que age como se fosse uma cãibra. Essa reação pode surgir por cansaço, estresse, consumo excessivo de cafeína ou pouca lubrificação no globo ocular. O tremor costuma passar sozinho, mas é possível amenizá-lo com uma massagem leve nos olhos e repouso das pálpebras.