O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança, a partir de 1º de março, a radionovela “Direito de Ser Feliz”, promovendo temas como saúde da gestante e do bebê, autocuidado e a importância da estimulação e participação de toda a família para garantia do pleno desenvolvimento da criança – desde a gestação até o primeiro ano de vida. Desenvolvida e gravada durante a pandemia, a radionovela também incorporou no enredo ações de prevenção da Covid-19, trazendo o tema dos cuidados na gravidez, no nascimento, e no primeiro ano de vida do bebê. O conteúdo será reproduzido em rádios de estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido brasileiro, do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, e estará disponível em plataformas digitais, como Spotify e YouTube.
Na radionovela, o casal Jussara e Denilson é surpreendido por uma gravidez não planejada e resolve se mudar de São Paulo para o interior do Nordeste, para que Jussara e sua família possam viver perto de outros familiares e em uma realidade de área rural, diferente da que conheciam. A jornada de Jussara e Denilson é acompanhada de perto por amigos, familiares, médicas, agentes de saúde e visitadora do Programa Criança Feliz, enquanto eles aprendem todo o necessário para garantir o crescimento saudável e o pleno desenvolvimento do seu filho, Roberto.
No percurso da história, os personagens descobrem informações essenciais sobre pré-natal, nutrição (aleitamento materno, introdução de alimentação complementar saudável depois dos 6 meses de vida), parto normal, sobre como estimular e interagir com o bebê e todos os cuidados necessários de que uma criança precisa.
“Neste momento de pandemia, é fundamental que famílias estejam recebendo informações confiáveis sobre gestação e Covid-19, como proteger e apoiar a mulher gestante durante as consultas de rotina, no parto e no primeiro ano de vida do bebê. Mas, para além disso, é necessário falar de forma lúdica e divertida sobre como manter hábitos saudáveis, desde a alimentação adequada até a interação com a criança. Por isso, a radionovela traz momentos do cotidiano com informações que podem ser usadas pelas famílias com seus filhos para promover uma primeira infância saudável e feliz”, explica Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.
Acesso ao conteúdo para rádios e famílias
“Direito de Ser Feliz” é composta de 15 episódios e será veiculada em mais de 70 emissoras de rádio em diversos estados do Brasil, além de em plataformas de streaming e canais digitais, como Spotify e YouTube. A radionovela é uma realização do UNICEF em parceria com as produtoras Ilumiara – Ser e conhecer, Realejo Filmes e Onomatopéia.