Menu
Buscasábado, 02 de dezembro de 2023
(67) 99126-3659
Campo Grande
31º
novembro_vermelho
HOME OFFICE

'Super professora' começa ano letivo vestida de Mário Bros e incentiva alunos com lições do jogo

Por Nadyenka Castro, G1 MS, de Campo Grande10/02/2021 - 09h19
Compartilhe:

Desde que a pandemia de Covid-19 chegou, todos temos que ser um pouco super-heróis para enfrentar a nova realidade mundial. Para alguns profissionais, os desafios são ainda maiores. Entre eles, os professores, em especial os da alfabetização da rede pública.
A categoria, que já tinha o desafio diário de ensinar crianças a ler, a escrever e um pouco sobre a vida em geral, se viu, de repente, tendo que se reinventar e aprender a fazer mais, para que os alunos não se percam no ano letivo e na vida pessoal.


Pensando nisso e motivada pela direção e coordenação da Escola Municipal Nicolau Fragelli, onde dá aulas, a professora Andreza Lescano, de 34 anos, surpreendeu os alunos. No primeiro dia letivo de 2021, ela se vestiu em alusão a Mário Bros, o personagem de vídeogame conhecido por várias gerações e agora é a 'super professora' do 'Super 3º Ano’.


A professora não ficou apenas na fantasia de Mário Bros. Ela criou um projeto pedagógico para a turma dela com base 'nas lições' do jogo. O objetivo é fazer os alunos participarem das aulas remotas, entregar as atividades em dia, com capricho e aprender o que é proposto. Aprendizado que vai além do ler, escrever e calcular: está também nas lições que o encanador mais famoso dos games ensina.


"Traz a perseverança. A perseverança perante os obstáculos. Ele [Mário Bros] passa por vários reinos dos cogumelos, até chegar aonde ele quer, que é salvar a princesa. Ele passa por vários obstáculos para poder ganhar. As vezes ele não ganha. As vezes ele perde. E tem que começar tudo de novo. É isso que nós também vamos trabalhar. A persistência, as lições da vida. De não desistir quando não dá certo. De enfrentar os obstáculos até chegar aonde a gente quer chegar esse ano, que é o conhecimento. Melhorar nossa aprendizagem, principalmente a alfabetização", explicou Andreza.


Para incentivar os alunos a entregar os cadernos de atividades em dia, que é o meio que a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande tem utilizado enquanto as aulas presenciais não voltam, a professora vai entregar 'estrelas e cogumelos' para aqueles que cumprirem 'as fases'.


Essas premiações, alusivas ao jogo, devem ser estrelas em papel, lápis, borrachas, objetos relacionados à rotina escolar, de acordo com o esforço de cada criança em prol do aprendizado.


E conforme Andreza, as crianças já se empolgaram com o novo ano escolar quando foram à escola para pegar o caderno de atividades. Andreza entregou a alguns alunos e os surpreendeu. "Adoraram me ver de Super Mário. Uma aluna disse que ama jogar Super Mário, que sabe os nomes dos personagens. Então, envolveu realmente eles".
 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também