A garra da mulher sul-mato-grossense é uma marca genuína. Com a advogada e empresária Inês Conceição Santiago Silva não é diferente. Natural de Eldorado, cidade a 440 km da capital, a Dra. Inês mostrou desde muito cedo seu dom para o varejo e seu amor pela educação.
Vivendo numa família humilde, seus pais interromperam os seus estudos quando Ines aprendeu a ler e escrever, entendendo ser o suficiente. Inconformada, se recusou a abandonar a escola, fez a sua própria matricula e custeou os seus estudos, com apenas 10 anos, iniciando no segmento de vendas. E para fazer a faculdade de direito não foi diferente, deixou sua cidade natal e mudou-se para a capital do Estado, onde se formou e abriu a sua empresa, que completou 28 anos.
Uma história de muito trabalho e sucesso, conquistado diariamente. Os desafios e obstáculos foram sendo enfrentados até receber o convite para ser a primeira mulher a presidir a FCDL MS – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, uma entidade que estava adormecida havia muitos anos.
A vasta experiência no varejo e o trabalho diário a frente da federação, colocaram Mato Grosso do Sul em destaque. “Aceitamos o desafio de retomar a entidade e o fizemos. Juntamente com a nossa diretoria, conquistamos o reconhecimento para o nosso Estado e hoje, temos muito orgulho em sermos reconhecidos dentro do sistema e no cenário político”, ponderou Inês.
Com o desafio de ser a primeira mulher presidente da FCDL MS, Inês começou uma verdadeira revolução lojista no interior do Estado. “Temos tido importantes vitórias para o nosso segmento e hoje, fico muito feliz de onde chegamos e dos caminhos que escolhemos. E, uma dessas conquistas está na questão da qualificação do varejo com o projeto que estamos trabalhando que é o MBA em Varejo, uma parceria com a Novoeste”, contou a presidente da FCDL MS.
Mulher de muito trabalho e atuante, Inês acredita na superação diária dos obstáculos e na força que cada um traz em seu interior. “É preciso acreditar no que se faz e trabalhar em favor da missão que recebemos e isso está em cada detalhe, momento, ou situação. Fazer o melhor para que o objetivo seja alcançado e os obstáculos superados”.
Para a mulher à frente da FCDL MS a inspiração está na família, na história de vida que traz consigo. “Todos nós carregamos a herança de nossos antepassados e a luta dessas pessoas é uma grande inspiração”.
*Pandemia*
Impossível não avaliar o período em que estamos vivendo a pandemia do Covid-19. Dra. Inês acredita que aprendemos muito ao longo do último ano. “Foi um aprendizado intenso, de força e superação. O ano de 2020 nos fez buscar sabedoria e força para transpor o que não conhecíamos. Cada dia uma nova lição. Não tem sido fácil, mas a fé, a união e sem dúvida alguma, a resiliência tem nos ensinado o necessário para este momento. Acredito que vamos vencer e esta pandemia tem nos ensinado a necessidade do olhar para si, do conhecer-se e se solidarizar com o outro. Para mim, tem sido uma grande lição”.
Inês finalizou dizendo que o futuro sempre será uma grande oportunidade quando se tem coragem e foco no resultado. “Podemos fazer a diferença, ou não fazer nada para que o futuro seja melhor. Eu acredito que podemos avançar sempre, evoluir com as situações, com fé e claro, com muito trabalho e estratégia. É isso que eu espero, espero um futuro de igualdade e que tenhamos aprendido a lição que a pandemia nos trouxe. Resiliência”.