Menu
Buscadomingo, 10 de dezembro de 2023
(67) 99126-3659
Campo Grande
30º
novembro_vermelho
BEM ESTAR

A importância do silêncio no combate ao estresse

A Terapia do Silêncio reduz a tensão muscular, limpa a mente e renova a energia vital

Por Marcelo Anselmo GShow, de Campo Grande19/02/2021 - 08h00
Compartilhe:

Viver no mundo moderno é um desafio complexo. Somos levados a diversos fatores de estresse da vida diária: trânsito, pressões por desempenho no trabalho, discussões por motivos banais. Situações cotidianas que põem à prova o nosso equilíbrio mente e corpo são fatores que podem desencadear diversas enfermidades.

Segundo dados da ISMA (International Stress Management Association), o estresse é a razão de 90% das consultas médicas. É isso mesmo que você leu: 9 entre 10 consultas possuem alguma fonte de estresse enraizada, seja uma crise de asma, episódios de enxaqueca ou uma desregulação intestinal.

Além dessas questões, recebemos ao longo do dia diversos inputs sensoriais – estímulos que adentram nossos sentidos e “roubam” a nossa atenção, como propagandas, ruídos, e-mails, notificações das redes sociais.

Temos ainda o terceiro aspecto que consiste em estar sempre movimento. O que é isto? É a sociedade que está sempre exigindo de nós uma rotina acelerada, um ritmo desenfreado, constantemente produzindo, delegando, questionando. Estamos sempre em ação.

Talvez silenciar-se seja visto de forma equivocada por grande parte da população. Diminuir este ritmo desenfreado, voltar-se para dentro e se permitir viver momentos introspectivos nos traz uma quietude que impacta de forma altamente benéfica na minimização dos fatores de estresse.

EFEITOS DO SILÊNCIO NO CORPO E NA MENTE
Dentro do panorama dos significados, podemos dizer que o silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Estes são alguns benefícios da Terapia do Silêncio:

Reduz a tensão muscular que o estresse gera no corpo
Elimina a “sujeira” que os inputs alastram na sua mente
Economiza energia vital para nos movimentarmos mais e melhor

COMO FAZER DO SILÊNCIO UM HÁBITO
Segundo o Especialista em Mindfulness, Marcelo Anselmo, ele explica que primeiro temos que nos desprogramar de hábitos maléficos para então começar a trilhar os benéficos. Confira duas dicas do especialista:

À noite, antes de dormir, perceba os ruídos do dia que ainda ecoam na sua mente. Perceba a intensidade deles, em que momento do dia e local apareceram. Toda jornada silenciosa começa, de fato, na prerrogativa de minimizar os ruídos.
Faça uma pausa de um minuto por dia e conecte-se com este silêncio interno. Pode parecer muito pouco, mas para algumas pessoas estes 60 segundos parecem infindáveis. Comece com um minuto, progrida para dois conforme for se sentindo confortável e assim sucessivamente.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também